segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

UM CEREAL QUE PODE MUDAR SUA VIDA


Oi gente! Ano começando, metas à cumprir, e quem não coloca na lista um estilo de vida saudável? Perder uns quilinhos? E a matéria de hoje é pra te ajudar nisso.



blog-inspirando-garotas- receita-bolo- aveia-banana
Foto Google


Vamos aprender a fazer um bolo funcional de aveia, mas...

O que é um Alimento Funcional?

– Alimento funcional é aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos benéficos à saúde.
Esses alimentos são considerados promotores de saúde e podem estar associados com a diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas.


Alguns alimentos funcionais:

Soja e derivados, cereais integrais (aveia, centeio, cevada, farelo de trigo), tomate, uva, couve-flor e brócolis, linhaça, hortaliças com talo, leite fermentado, entre muitos outros.

O histórico de cultivo da aveia data de milhares de anos em várias regiões do mundo e antes de ser utilizada na alimentação era empregada com fins medicinais.


A aveia pode ser empregada no preparo dos mais diversos tipos de receitas, como em massas, pães, cookies, recheios, panquecas, bolachas etc. Uma das formas mais práticas é o famoso mingau de aveia, em que você leva a aveia ao fogo com um pouco de água e logo a mistura ganha consistência, se transformando em um creme. Isso acontece, pois o aquecimento provoca uma alteração estrutural do carboidrato presente na aveia, fazendo com que forme uma estrutura de gel em contato com a água.

Outra forma de incluir a aveia na sua alimentação é incluí-la no preparo de sucos, assim ela fornece fibras, compensando a perda desse nutriente que pode ocorrer no processamento das frutas; pode ainda ser consumida com leite, diretamente com frutas como na combinação extremamente saborosa de aveia, banana e mel, na preparação de granola, com castanhas, entre outros. É possível até fazer hambúrguer de aveia. No café da manhã das crianças pode ser uma excelente substituta, muito mais saudável, que famoso cereal matinal, que geralmente é feito de milho e contém enormes quantidades de açúcar.

Os inúmeros benefícios da aveia são consequência das suas excelentes propriedades nutricionais. Ela é rica em fibras solúveis e insolúveis e em minerais Possui ainda vitaminas e uma proporção alta de proteínas quando comparada a outros alimentos de origem vegetal.
O consumo de aveia pode trazer muitos benefícios à saúde e o bem estar, tornando seu dia-a-dia mais saudável e ainda, mais saboroso.


Os benefícios são:

1 . Excelente fonte de carboidrato e energia

2 . Ajuda na perda de peso3 . Ajuda no ganho de massa muscular
4 . Melhora a saúde cardiovascular
5 . Diminui o Colesterol
6 . Ajuda a prevenir a insuficiência cardíaca
7 . Melhora a saúde cardiovascular em mulheres na pós-menopausa
8 . Melhora a resposta imune à infecção
9 . Protege Pele
10 . Previne o Diabetes
11 . Reduz risco de Câncer de Cólon

Existe algum risco em consumir aveia?

A aveia não contém glúten, ao contrário da farinha de trigo, e por isso pode ser utilizada com segurança por pacientes com doença celíaca. Porém é preciso ter cuidado com produtos que possam ser processados em equipamentos que também processam derivados do trigo, aumentando o risco de contaminação cruzada e desencadeamento de reações ao consumir a aveia.
Entretanto, a aveia contém purinas, que são substâncias que podem ser quebradas até ácido úrico no organismo. Pessoas que altos níveis de ácido úrico e gota, devem consumir a aveia com cautela e consultar seu médico.
O consumo em excesso também pode ser prejudicial. Apesar de serem bastante benéficas, o excesso de fibras pode causar problemas gastrointestinais. Além disso, como dissemos, a aveia não é um alimento de baixo teor calórico, e seu consumo exagerado pode levar ao ganho de peso. 

* (fonte : http://www.mundoboaforma.com.br)

Leia Mais :
http://www.mundoboaforma.com.br/11-beneficios-da-aveia-para-que-serve-e-propriedades/#rw1SCc57RIgkBbmp.99


Agora vamos a receita...

Ingredientes:

4 bananas nanicas bem maduras
3 ovos
3/4 de xícara de chá de óleo
2 xícaras de chá de aveia em flocos
1 colher de sopa de fermento em pó
1/2 maçã picada
2 colheres de sopa de uvas passas
(Eu coloquei damasco e ameixa seca picada também e uma colher de sopa de quinoa - opcional)




blog-inspirando-garotas- receita-bolo- aveia-banana



blog-inspirando-garotas- receita-bolo- aveia-banana



Preparo:


Bata no liquidificador as bananas picadas, os ovos e o óleo até ficar bem homogêneo. Numa tigela junte a aveia, o fermento e as frutas, misture bem. Acrescente delicadamente a mistura do liquidificador aos ingredientes secos e misture até que esteja tudo bem homogêneo.
Coloque tudo numa forma de aproximadamente 35 cm de diâmetro, untada e enfarinhada e leve ao forno 180 graus por aproximadamente 40 minutos, ou até que fazendo o teste do palito no centro do bolo ele saia seco.




blog-inspirando-garotas- receita-bolo- aveia-banana


blog-inspirando-garotas- receita-bolo- aveia-banana


blog-inspirando-garotas- receita-bolo- aveia-banana



Pronto, agora é só se deliciar sem culpa, pois esse bolo não tem açúcar, lactose e nem glúten, e além de te ajudar em um monte de coisas vai satisfazer seu desejo por doce.

Espero que gostem, eu virei fã!



blog-inspirando-garotas- receita-bolo- aveia-banana



Grande Beijo, até a próxima!



blog-inspirando-garotas- receita-bolo- aveia-banana
Monica Cipriano


Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo