quinta-feira, 14 de novembro de 2019

QUANDO DEVO IR AO GINECOLOGISTA?


A maioria das mulheres passa a vida cuidando dos outros, sejam eles seus filhos ou pais. Algumas até fazem dessa vocação uma profissão. No entanto, muitas delas não demonstram o mesmo empenho na hora de cuidar da saúde íntima com o ginecologista.

blog-inspirando-garotas-ginecologia

Segundo uma pesquisa feita pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) com mais de mil mulheres, abrangendo 129 municípios do país, mostrou que 4 milhões de brasileiras sequer procuraram o atendimento do ginecologista em 2018. Os dados são alarmantes, pois revelam que muitas mulheres podem estar com alguma doença e não sabem, por não se consultar periodicamente.

É possível elencar vários fatores que contribuem para esse quadro. Um dos principais é a falta de esclarecimento sobre quando a mulher deve se consultar com um médico especializado em ginecologia. Se você também tem essa dúvida, está no lugar certo! Confira a seguir qual é a importância da consulta regular ao ginecologista.

Qual é o momento ideal para ir ao ginecologista?


A mulher deve iniciar o acompanhamento com o médico especialista em ginecologia a partir da primeira menstruação. Mesmo que ela tenha 11, 10 ou 9 anos: quando o primeiro ciclo menstrual começar, é hora de procurar o ginecologista.


Muitas mães deixam de levar as filhas para esse especialista por acreditarem que a consulta será igual à delas, com os exames físicos que tanto incomodam as mulheres. No entanto, a menina que acabou de menstruar recebe um tratamento condizente com sua idade e desenvolvimento.

Na fase que antecede a vida sexual, o ginecologista acompanha o desenvolvimento da menina e avalia o histórico médico da paciente e das mulheres da família. Assim, o profissional pode passar medidas preventivas caso a menina tenha predisposição para alguma doença ginecológica. Os únicos locais examinados pelo médico especializado em ginecologia são a parte externa da região genital, os seios e o abdômen.

Quando a mulher inicia a vida sexual a visita regular ao ginecologista é ainda mais importante. Isso porque o profissional passa a orientar a paciente sobre os métodos contraceptivos disponíveis e esclarece sobre como prevenir as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) — também conhecidas como DSTs. É a partir desta fase que são realizados o exame Papanicolau, ultrassom transvaginal, entre outros exames ginecológicos de rotina.

blog-inspirando-garotas-ginecologia

Sendo assim, é possível concluir que a mulher deve ir ao médico especialista em ginecologia durante toda a sua vida a partir da primeira menstruação. Dessa forma, o profissional pode cuidar do aparelho reprodutivo feminino e das alterações que aparecem no decorrer do envelhecimento.

Quais doenças são diagnosticadas pelo médico especialista em ginecologia?


As principais doenças que podem ser identificadas pelo ginecologista são:

  •         Dismenorreia;
  •         Endometriose;
  •         Mioma uterino;
  •         Cisto no ovário;
  •         Câncer de mama;
  •         Câncer de colo de útero.

A gravidade e tratamento necessário para cada doença pode mudar de uma paciente para outra. Apesar disso, uma maneira de aumentar as chances de sucesso no tratamento é descobrindo a condição nos estágios iniciais através dos exames de rotina.

Você já foi para o ginecologista neste ano? Em caso negativo, procure um profissional de confiança e não deixe sua saúde em segundo plano.


3 comentários:

  1. bem interessante esse post, eu faço exames preventivos 1x ao ano

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post tem mulheres que nunca foram ou só vão quando tem algo! bjo

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo, ir na primeira menstruação. A minha se não me engano foi com 14 anos, ia direto no ginecologista pois tinha muita candidíase, ainda bem que foi uma fase só. Hoje no salão uma senhora estava comentando que o pior dia do ano para ela é a ida ao ginecologista para fazer o preventivo. Acho tão normal, não é confortável mas muito importante. Minha mãe também não gosta e só vai em médica mulher. Pessoas mais velhas tem mais vergonha e resistência de ir.

    ResponderExcluir

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo