quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

MELASMA - QUAIS OS TIPOS, CAUSA E TRATAMENTO?

 Oi gente, tudo bem?

Já é comprovado que o Melasma é uma das doenças que tem influência  direta na baixa auto estima principalmente das mulheres, já que são elas as mais afetadas com o surgimento das manchas escuras na pele.


Blog- inspirando-garotas- melasma


Para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto Melasma, eu trouxe uma convidada especial para vocês -  A Farmacêutica especialista em Estética - Maire Sousa -  Além de sua formação profissional ter foco no Melasma, Maire também vivenciou a luta de anos para ter sucesso no tratamento de seu melasma.


O que é Melasma?

Melasma é uma doença crônica causada por vários fatores como: fatores genéticos, hormonal, inflamatório, vascular, oxidativo, ambientais, alterações de barreira da ele e outros.

O Melasma é caracterizado pelo aparecimento de manchas escuras, na maioria das vezes com tonalidade marrom, que surgem em áreas do rosto na região das bochechas, queixo, testa, buço, e em outras áreas do corpo como braço, pescoço e colo.

O Melasma afeta principalmente as mulheres, porém, acontece com menos frequência nos homens.

Lembrando que a mancha escura é a consequência de todos esses fatores e não a causa do Melasma.


Quais os tipos de Melasma?

Existem três tipos de Melasma: 

Melasma Epidérmico - quando o pigmento se deposita somente na epiderme, que é a camada superficial da pele;

Melasma Dérmico - nesta condição, o pigmento se deposita na derme, que é a camada mais profunda da pele;

Melasma Misto - ocorre quando o pigmento se deposita tanto na derme como na epiderme.

Desses três tipos de melasma, o mais fácil de ser tratado é o Melasma Epidérmico,  por se tratar de um melasma mais recente, e o mais difícil de ser tratado é o Melasma Dérmico por já ser considerado um melasma bem antigo e que não foi tratado corretamente.


Quais os fatores que pioram o Melasma?

Exposição solar intensa com o uso de protetor de forma inadequada, calor, exposição a luz artificial por muito tempo, irritação causada por uso de produtos e procedimentos, poluição ambiental, gravidez, alteração hormonal e uso de anticoncepcionais entre outros.


O Melasma tem cura?

O Melasma, assim como outras doenças crônicas como: hipertensão, diabetes, aids, acne, caspa e cabelos brancos, não tem cura porém, tem controle.


Como é o tratamento do Melasma?

Recomendo dois tipos de tratamentos para o melasma: o tratamento de fase aguda e o tratamento de fase de manutenção, com clareadores tópicos não agressivos, associados aos antioxidantes orais.

Os produtos e os cuidados mudam de acordo com a fase de tratamento.


Blog- inspirando-garotas- melasma
Maire Rose de Sousa Silva
Farmacêutica Esteta





















E quem quiser acompanhar a atuação da Farmacêutica Maire Sousa no tratamento do Melasma, ela está no instagram @mairesousa dando várias dicas não somente de melasma, mas também dicas de como melhorar a qualidade da pele através de cuidados e tratamento personalizados. Ela também tem um  Blog chamado Laluxo e faz  consultas farmacêuticas online.

Super Bjo e até mais!




2 comentários:

  1. Mulher sou louca por maquiagem, vou ficar acompanhando suas dicas sempre!
    Beijo

    https://livrosfilmeseumcafe.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo