Oi gente, tudo bem?
Já é comprovado que o Melasma é uma das doenças que tem influência direta na baixa auto estima principalmente das mulheres, já que são elas as mais afetadas com o surgimento das manchas escuras na pele.
![]() |
Para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto Melasma, eu trouxe uma convidada especial para vocês - A Farmacêutica especialista em Estética - Maire Sousa - Além de sua formação profissional ter foco no Melasma, Maire também vivenciou a luta de anos para ter sucesso no tratamento de seu melasma.
O que é Melasma?
Melasma é uma doença crônica causada por vários fatores como: fatores genéticos, hormonal, inflamatório, vascular, oxidativo, ambientais, alterações de barreira da ele e outros.
O Melasma é caracterizado pelo aparecimento de manchas escuras, na maioria das vezes com tonalidade marrom, que surgem em áreas do rosto na região das bochechas, queixo, testa, buço, e em outras áreas do corpo como braço, pescoço e colo.
O Melasma afeta principalmente as mulheres, porém, acontece com menos frequência nos homens.
Lembrando que a mancha escura é a consequência de todos esses fatores e não a causa do Melasma.
Quais os tipos de Melasma?
Existem três tipos de Melasma:
Melasma Epidérmico - quando o pigmento se deposita somente na epiderme, que é a camada superficial da pele;
Melasma Dérmico - nesta condição, o pigmento se deposita na derme, que é a camada mais profunda da pele;
Melasma Misto - ocorre quando o pigmento se deposita tanto na derme como na epiderme.
Desses três tipos de melasma, o mais fácil de ser tratado é o Melasma Epidérmico, por se tratar de um melasma mais recente, e o mais difícil de ser tratado é o Melasma Dérmico por já ser considerado um melasma bem antigo e que não foi tratado corretamente.
Quais os fatores que pioram o Melasma?
Exposição solar intensa com o uso de protetor de forma inadequada, calor, exposição a luz artificial por muito tempo, irritação causada por uso de produtos e procedimentos, poluição ambiental, gravidez, alteração hormonal e uso de anticoncepcionais entre outros.
O Melasma tem cura?
O Melasma, assim como outras doenças crônicas como: hipertensão, diabetes, aids, acne, caspa e cabelos brancos, não tem cura porém, tem controle.
Como é o tratamento do Melasma?
Recomendo dois tipos de tratamentos para o melasma: o tratamento de fase aguda e o tratamento de fase de manutenção, com clareadores tópicos não agressivos, associados aos antioxidantes orais.
Os produtos e os cuidados mudam de acordo com a fase de tratamento.
![]() |
Maire Rose de Sousa Silva Farmacêutica Esteta |
Mulher sou louca por maquiagem, vou ficar acompanhando suas dicas sempre!
ResponderExcluirBeijo
https://livrosfilmeseumcafe.blogspot.com/
Que bom que gostou.. super beijo
Excluirsempre importante buscarmos um profissional para diagnóstico e tratamento correto
ResponderExcluirabraços
Nat - Mulher Conectada